Quem Somos
A Sociedade Brasileira de Medicina Integrativa é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 19 de outubro de 2016 por profissionais Médicos interessados em prover saúde e o bem-estar aos pacientes a partir de princípios interdisciplinares e transdisciplinares no tratamento e no plano de cuidados.
A SBMI tem como principais objetivos promover a educação, normatização e formação de parcerias.
Educação
Congregar Médicos interessados em medicina Integrativa, inclusive viabilizando associações com outras entidades para alcance dos objetivos propostos. Para tanto, estimular a formação de parcerias para o desenvolvimento do Modelo Integrativo SBMI com o uso de instrumentos inter e transdisciplinares, estudo dos cenários e proposição dos diversos mecanismos de ação.
Normatização
Normatizar a conjunção entre as técnicas e práticas nos tratamentos convencionais, tradicionais, não convencionais e práticas complementares de bem-estar, inovações tecnológicas e digitais dentro da Medicina Integrativa, para que atenda os princípios dispostos na legislação vigente em portarias, pareceres ou demais instruções definidas por conselhos/sociedades profissionais e de classe. Também estabelecer diretrizes e protocolos integrativos, para utilização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, objetivando a qualidade dos cuidados de saúde dos pacientes.
Formação de Parcerias
Instrumentalizar o desenvolvimento de profissionais de saúde médicos, a partir da conscientização de uma abordagem inter e transdisciplinar, engajando o paciente no processo terapêutico e promovendo a realização de formação continuada seja na educação formal, como graduação e pós-graduação, como na educação não-formal por meio de congressos, seminários e demais eventos e mecanismos de divulgação, seja nacional ou internacionalmente. Também estimular o debate junto a entidades governamentais, sociais e de classe para informação e promoção da saúde integrativa.
Neste sentido, disseminar a relação dos aspectos físico, mental, espiritual (“no conceito não material”) e sociocultural com o aparecimento de doenças, estimulando o conhecimento do diagnóstico nosológico médico associado às ações integrativas para a prevenção, promoção e tratamento de patologias humanas.