Pular para o conteúdo

Saúde Integrativa

SBMI - Saúde Integrativa

Na Medicina Integrativa (MI) não existe a pretensão de que o médico deva atuar em outra área de saúde sobre a qual não possua graduação e o mesmo acontece com os demais profissionais de saúde participantes do processo. Com conhecimento atribuído ao médico pela MI, ele se encontra em condições de prescrever, orientar e encaminhar, balizado pelo diagnóstico nosológico médico, a integração interdisciplinar que se inicia com os demais profissionais de saúde.

Dessa forma, a capacitação e a integração das diversas categorias profissionais ligadas à saúde são de fundamental importância para funcionalidade e operacionalidade da Medicina Integrativa como um modelo inter e transdisciplinar no sistema de saúde, ratifica a SBMI.

O conhecimento das ações de cada categoria de saúde e de suas propriedades terapêuticas, que fazem intersecção no tratamento, deve fazer parte da formação dos profissionais de saúde do futuro.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reconhece a importância da ação interdisciplinar no âmbito da saúde e da imprescindibilidade das ações realizadas pelos diferentes profissionais de nível superior, no que tende à concepção de saúde e a integralidade da atenção.