Pular para o conteúdo

O uso de terapias integrativas para a redução da ansiedade pós-cirúrgica e a dor

  • por

Em janeiro foi publicado um resumo na JAMA (The Journal of the American Medical Association) sobre a redução da a ansiedade pós-cirúrgica e a dor com o uso de terapias integrativas (Harris, 2023). O autor descreve a publicação recente da Revista Cancer em que Ben-Arye e colaboradores (2023) estudaram o impacto de uma intervenção oncológica integrativa multimodal pré e intraoperatória na dor e ansiedade entre pacientes com câncer que passaram por cirurgia oncológica ginecológica.

Os pacientes que receberam uma intervenção de relaxamento baseada em toque antes de passar por um procedimento cirúrgico tiveram pontuações mais favoráveis em medidas de ansiedade e depressão após a operação do que aqueles que não passaram pela intervenção, de acordo com a pesquisa publicada na revista Cancer. Acupuntura foi inclusa na intervenção de relaxamento durante a operação, demonstrando redução na dor entre aqueles pacientes que sentiam desconforto grave.

O resultado do estudo é um exemplo de como os programas de oncologia integrativa estão cada vez mais se tornando parte dos cuidados de suporte paliativos (Ben-Arye et al., 2023). Pacientes com câncer que necessitam de cirurgia geralmente apresentam sintomas perioperatórios, incluindo náusea, ansiedade e dor, o que pode prejudicar significativamente a qualidade de vida (Faruqi, Ruddy, Blackmon, 2021).

A Medicina Integrativa tem sido explorada como forma de reduzir os sintomas perioperatórios. Técnicas como a acupuntura e meditação vem demonstrando eficácia potencial na redução da dor perioperatória e da ansiedade em estudos retrospectivos e ensaios clínicos randomizados (Faruqi, Ruddy, Blackmon, 2021).

A medicina integrativa, em consonância aos atuais protocolos de manejo da maioria das doenças não transmissíveis, incorpora uma gestão baseada em evidências relevantes de todos os domínios de cuidados de saúde, juntamente com as principais opções de tratamento de forma complementar. Para o manejo da dor em oncologia, as abordagens de acupuntura em associação a intervenções de relaxamento por toque em cirurgia oncológica ginecológica são ações promissoras para controlar os sintomas perioperatórios sem os efeitos adversos associados às intervenções farmacológicas convencionais.

O resumo do trabalho pode ser acessado em: https://acsjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/cncr.34542.

Referências:

Harris E. Integrative Therapies Lessen Postsurgical Anxiety, Pain. JAMA. 2023 Jan 25. doi: 10.1001/jama.2023.0395. 

Ben-Arye E, Segev Y, Galil G, Marom I, Gressel O, Stein N, Hirsh I, Samuels N, Schmidt M, Schiff E, Lurie I, Lavie O. Acupuncture during gynecological oncology surgery: A randomized controlled trial assessing the impact of integrative therapies on perioperative pain and anxiety. Cancer. 2023

Faruqi F, Ruddy KJ, Blackmon S. Integrative Approaches to Minimize Peri-operative Symptoms. Curr Oncol Rep. 2021 Apr 28;23(6):73. doi: 10.1007/s11912-021-01051-9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *